A história do grupo de advogados de abrangência em todo o território nacional brasileiro que hoje pode ser identificada pelo nome Ferraz, Teixeira & Allegretti confunde-se inicialmente com a história de Roberto Ferraz mas logo a transcende.
Roberto Catalano Botelho Ferraz seguiu a intuição e estudou Direito não obstante a forte predominância de engenheiros da Politécnica (USP) em sua família. Na Faculdade também fugiu da então já dominante tendência ao ingresso em carreiras públicas e afirmava “vou ser advogado; quero ser jurista”, apesar de não contar com parentes ou amigos na área jurídica para ajudar.
Foi Hamilton Dias de Souza, de quem foi aluno no 5º. ano, quem lhe deu a oportunidade de ouro para ingressar na profissão logo depois de formado, no início de 1982. Com Hamilton, Leo Krakowiak (então seu sócio) e Marco Aurélio Greco (então consultor em seu escritório), aprendeu o suficiente para praticar a advocacia já como autônomo, constituindo escritório a partir de 1984 quando associou-se ao curitibano Carlos Hapner (até que romperam sociedade em 1994).
Foi ao longo destes trinta anos de advocacia que travou conhecimento e o estreitou fortemente com profissionais da mais alta qualidade, e com os quais compõe essa plêiade de advogados.
Geraldo Bemfica Teixeira exerce a advocacia desde 1973 tendo enfrentado enorme variedade de assuntos ao longo desses 40 anos em que também foi advogado de jurídico interno, da Gerdau, por algum tempo. Em 1989 inicia a sociedade Teixeira Ribeiro Advogados e conhece Roberto Ferraz, então necessitado de seu trabalho junto ao TRF-4ª. Região, cuja atividade apenas se iniciava. Desde então tiveram estreita colaboração e forte identificação. Seus escritórios funcionam como se fossem um só há muitos anos.
Ivan Allegretti começou a estagiar na Dias de Souza Advogados filial de Brasília em 1998, tendo sido o primeiro estagiário contratado por Hamilton Dias de Souza para o escritório que então se implementava; sua entrevista deu-se quando ainda não havia móveis. Logo Roberto Ferraz Advogados passou a usar o apoio do escritório e conheceu Ivan. Anos depois quando este deixava funções internas no jurídico da Funcef para terceirizar-se, Ferraz ofereceu-se como seu sócio no desafio de montar escritório tipicamente brasiliense, Ivan Allegretti Advogados, de atuação junto aos órgãos superiores em Brasília instalados.
|